Histórico Profissional





EMANUEL MARTINEZ - maestro
Como maestro convidado vem atuado à frente de diversos coros e orquestras tanto no Brasil como no exterior, destacando a Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra Sinfônica de Londrina, Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, Orquestra Sinfônica de Goiás, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica do Estado de SP, Orquestra Sinfônica do Festival de Campos do Jordão, Orquestra Sinfônica da Oficina de Música de Curitiba, Camerata Antiqua de Curitiba, Orquestra Sinfônica do Festival de Música de SC, além de outras atuações na França, Portugal, Espanha e Japão.
Paralelamente à atividade de maestro, desenvolve atividades didáticas como professor de regência junto a prefeituras, Estados da União, escolas de música, universidades, cursos, seminários e festivais de música.
Como diretor artístico já atuou à frente do Festival de Corais no Teatro Paulo Eiró, S. Paulo (1974-1976); I Semana de Arte de Belo Horizonte (1978); Festival de Coros em S. Luiz do Maranhão (1981-1983) e Festival de Música de Câmara de Curitiba (1999 e 2000).
Em seu repertório constam algumas primeiras audições, como a "MISSA SOLEMNIS" de Antônio Rayol, gravada em disco e em vídeo para a FUNTEVÊ (RJ), "CONCERTO PARA VIOLÃO e orquestra em re maior", Op. 99, de Mário Castelnuovo-Tedesco (1990), "CONCERTO PARA DOIS VIOLÕES e orquestra em sol maior", Op. 201 de Mário Castelnuovo-Tedesco (2001), primeira audição sul-americana do "REQUIEM" de Andrew Lloyd Webber (1991) e "LIVERPOOL ORATÓRIO" de Paul McCartney (1993).
Seu trabalho vem sendo reconhecido pela crítica especializada em todo o país e como maestro no Teatro Guaíra, foi homenageado pela Câmara dos Vereadores de Curitiba (1987 e 1996), Assembléia Legislativa do Estado do Paraná (1991), e pelo Exército Brasileiro (1992), além de ser indicado para receber, a nível nacional pelo Ministério da Cultura do Brasil, o prêmio de "MELHOR DO ANO de 1995", na qualidade de maestro de coro.
Como escritor é autor de nove livros: CONCERTO: Aspectos históricos e genéricos. EMBAP, Curitiba (2000); SINFONIA CONCERTANTE. EMBAP, Curitiba (2000); ASPECTOS HISTÓRICOS E GENÉRICOS DA FORMA SINFONIA. EMBAP, Curitiba (2000); POEMA SINFÔNICO: aspectos da linguagem. EMBAP, Curitiba (2001); ÓPERA: uma nova linguagem. EMBAP, Curitiba (2002); MÚSICA CORAL – sacra e profana. UNASP, S. Paulo (2006). REFLEXÕES - coletânea de obras para órgão e piano. Editora VP, Rio de Janeiro (1986); REGÊNCIA CORAL: princípios básicos. Editora Dom Bosco, Curitiba (2001). TECNICAS DE REGÊNCIA - Aspectos técnicos do gestual (para coral, orquestra e banda) em fase final de elaboração (desde 1999), além de escrever como articulista para diversos periódicos, revistas e sites especializados.
Desde 1986 atua como maestro titular do Coral Sinfônico do Paraná no Teatro Guaíra (ou Nova Philarmonia), Orquestra Nova Philarmonia e do Madrigal Brasil; como maestro do Teatro Guaíra, atuou como assistente da Orquestra Sinfônica do Paraná (1990 a 1998); como maestro assistente da Orquestra Sinfônica da Oficina de Música de Curitiba (1991 a 2009); como maestro da Orquestra e professor do Curso Superior de Regência da Escola de Música e Belas Artes da Universidade Estadual do Paraná (1999 a 2010).
Dentro das atuações profissionais mais recentes está o concerto de encerramento da XXIV Oficina de Música de Curitiba (2006); o concerto com a Orquestra de Cordas e a ópera King Arthur de Purcell, ambos dentro da XXV Oficina de Música de Curitiba (2007); participação do concurso internacional para o cargo de maestro assistente da Orquestra Sinfônica UNINORTE em Assunción - Paraguay sendo aprovado para a função (fevereiro de 2008); tournée nacional de 100 dias com a realização de 74 concertos dentro do projeto SONORA BRASIL do SESC Nacional com o Madrigal Paidéia (hoje Madrigal Brasil) com obras para coro “a cappella” de Heitor Villa-Lobos, resultando na gravação de DVD (2008); acompanhou o cantor Andrea Bocelli na tournée brasileira com o coro NOVAPHILARMONIA (hoje Coral Sinfônico do Paraná) (2009); tournée com a Orquestra de Câmara de S. Bento do Sul no Estado de SC (2009); concerto com a Camerata Positivo a convite da Universidade Positivo uma homenagem ao cantor lírico Rio Novello (2010). A partir de 2011 realiza projeto do Madrigal Brasil com a gravação integral, tournée nacional e internacional das obras para coro “a cappella” de Villa-Lobos.