sábado, setembro 05, 2009

CONSELHOS AOS JOVENS MÚSICOS

CONSELHOS AOS JOVENS MÚSICOS por ROBERT SCHUMANN (1810-1856)

ü A educação do ouvido é o que há de mais importante. Dedicar um tempo para discernir o som que cada umas das tonalidades. Conheça e identifique os sons da natureza e de todos os objetos ao seu alcance.

ü Repita os exercícios em diversas velocidades. É como se a cada dia você falasse o abecedário sempre mais rápido. Saibam utilizar e organizar melhor o seu tempo.

ü Aprendei as leis fundamentais da harmonia. Não ter medo da teoria, harmonia, contraponto. Essas matérias são importantes e na medida em que você vai aprendendo elas lhe serão muito úteis.

ü Tocai sempre com alma e não interromper uma peça pela metade; vá sempre até o fim.

ü Repasse sempre os compassos que você tiver dificuldades.

ü Faça sempre muito bem e de forma expressiva as obras fáceis; isso será melhor que tocar de forma medíocre obras difíceis.

ü Cuide para que seu instrumento esteja sempre em boas condições e afinado.

ü É importante que você toque as obras, mas especialmente que você possa solfejar cada uma delas sem o auxílio do piano ou qualquer instrumento. A imaginação, o cérebro devem ser desenvolvidos ao ponto de reter e identificar as harmonias que são o apoio das melodias e também a melodia como ela a é.

ü Mesmo que você não tenha uma boa voz, cante à primeira vista sem o auxílio do piano ou qualquer outro instrumento, porque somente dessa forma seu ouvido musical se desenvolverá continuamente. Mas se você tiver uma boa voz, não hesite em cultivá-la, considerando que ela é um dos melhores dons do céu.

ü Você deve ter a capacidade de ler toda a música e de compreendê-la apenas olhando para ela.

ü Tocar sempre como se estivesse na presença de seu mestre.

ü Quando receber uma partitura desconhecida, que você nunca viu, trate de decifrá-la integralmente à primeira vista apenas com o olhar, antes de utilizar um instrumento.

ü Quando você estiver na sua jornada de estudos e você ficar cansado, é preferível não continuar. É preferível descansar a trabalhar sem prazer e sem concentração.

ü Quando você já tiver idade avançada, não vos ocupeis de coisas banais. O tempo é precioso. Temos de viver cada momento e conhecer tudo o que é bom e importante.

ü Nenhum homem deve se alimentar somente de bombons. A alimentação espiritual deve ser simples e substancial para o corpo. Os mestres devem nos fornecer alimentação abundante. Atentai a isso.

ü Passagens difíceis e rápidas. A bravura não tem valor quando não a colocamos ao serviço das idéias.

ü Não perca seu tempo com peças ruins, utilize suas energias para suprimi-las. Nunca toque, nem escute peças ruins, só se você for forçado a fazer isso.

ü Não se preocupe em buscar apenas obras, como chamamos de “bravas” (maravilhosas e difíceis). Trate de produzir obras que você possa se exprimir e que possa reproduzir as idéias do compositor. Fazer coisas que não pode fazer podem levá-lo ao ridículo.

ü Considere odioso: de trocar, adicionar ou de omitir qualquer coisa na obra de um mestre. Isso é uma grande injúria que fazeis à arte.

ü Quando for escolher uma obra, dirija-se sempre a uma pessoa mais experiente e de maior idade que você, assim não perderá seu tempo.

ü Vós devereis se aplicar constantemente ao estudo e ao conhecimento de obras importantes de autores renomados.

ü Não vos deixais seduzir por aplausos obtidos por grandes virtuoses. Prefira o elogio de um artista ao elogio da multidão.

ü Tudo o que surge pelo modismo, se vai da mesma maneira. Se você não se aplicar a fazer boa música e a realizar um trabalho de forma durável, quando envelhecer você se tornará insuportável para todo o mundo e não será uma pessoa estimada.

ü Tocar em todo e qualquer local traz mais inconveniências que vantagens. Por isso leve em consideração seu público. Recuse firmemente tocar em qualquer lugar e tocar qualquer obra.

ü Não negligencie a possibilidade de tocar com outras pessoas e fazer música de câmara. Este exercício contribui para motivar, dando destreza e brilhantismo.

ü Se todos os violinistas fossem primeiros violinos, nunca se poderia organizar uma orquestra por isso respeite a posição de cada músico.

ü Respeitai seu grupo, seu instrumentos de trabalho, mas não se considere como o único e superior a todos os outros. Pensai que há aqueles que também fazem um bom trabalho. Lembrai que há cantores, instrumentistas, corais e orquestras que são sempre chamados a interpretar o que há de mais sublime na música.

ü À medida que você vai crescendo, aproxime-se de um mestre e mostre seu trabalho.

ü Não se esqueça de tocar obras dos grandes mestres. Faça seu planejamento diário de estudos baseado nessas obras para que você se torne um bom músico.

ü Junte-se a pessoas que saibam mais que você.

ü Insira entre seu material de estudos a leitura de obras de escritores importantes. Passeie com certa freqüência no campo e em locais aprazíveis.

ü Poderemos aprender muitos com cantores, mas não aceite todos os seus conselhos.

ü Seja modesto, lembre que você não está sozinho no mundo. Lembre-se que você não descobriu, nem pensou em coisas que outros ainda não o tenham feito. Lembre-se que você tem um dom celestial e que precisa compartilhar com os demais.

ü O estudo da história da música e a prática de obras primas de diferentes épocas, é melhor que a vaidade e a presunção.

ü O livro de Anton Friedrich Justus Thibaut de 1824, Über Reinheit der Tonkunst (sobre a pureza da música) - deveria ser lido. (Livro este que propõe um estudo da obra de Palestrina, Victoria e Lassus).

ü Deveria sempre participar de um coro, especialmente cantando as partes intermediárias, esta prática contribuirá para que você se torne um bom músico.

ü O bom músico não é aquele que fixa os olhos desesperados na partitura, ou aquele que só pode ler o que está tocando, curto de memória, mas o bom músico é aquele que pode ler além do que está tocando, aquele que pressente o que ainda vai chegar, aquele que não tem a música apenas na ponta dos dedos e sim na memória e no coração.

ü Como se tornar um bom músico? As principais qualidades são um bom ouvido, uma perfeita concepção e o grande dom para a música. De qualquer forma, todas essas virtudes podem ser cultivadas e melhoradas. Você não se tornará um bom músico se você se fechar para o mundo e se dedicar exclusivamente ao estudo e à prática do mecanismo, mas sim multiplicando sua ligação com o mundo musical, particularmente com o coro e a orquestra.

ü Tomar tempo para ouvir as vozes em todos os seus principais registros vocais. Participe de um coro, verifique onde se encontra o seu principal potencial vocal e em que outros pode encontrar efeitos de expressão e de doçura.

ü Escutai as músicas nacionais, é uma mina enorme de belas melodias, que lhe abrirá a mente para as principais características dos diferentes povos.

ü Aprenda a ler as diferentes claves, para que possa descobrir tesouros de outrora.

ü Conhecei as características de cada instrumento. Acostumai-vos a reconhecer o timbre, a cor de cada um.

ü Não negligenciais a escutar de boas óperas.

ü Tocai as coisas antigas, mas não esqueçais ardentemente do novo. Não pré-jungueis nomes que ainda não são conhecidos.

ü Não julgueis o mérito de uma composição após ter visto ou ouvido ela apenas uma vez. Aquilo que agrada logo de cara, nem sempre é o melhor. Muitas obras necessitam ser estudadas e muitas obras somente serão reconhecidas à medida que você vai ficando mais velho e experiente.

ü Ao avaliar uma nova obra, observai se ela é uma obra de arte, ou se ela só tem o objetivo de divertir amadores. Defendei em primeiro lugar, mas não vos irriteis com os comentários dos outros.

ü A melodia é o grito de guerra dos amadores. Não há música sem melodia, mas assegurai-vos que as pessoas entendam o real significado dessa palavra; são motivos fáceis a memorizar, rítmicas e agradáveis. No entanto pode parecer outra coisa, especialmente quando observamos as obras de Bach, Mozart e Beethoven, que são bem diferentes entre si. Por certo seu gosto pode mudar ao observar aquilo que se chama de melodia nas óperas italianas.

ü Você poderá ter pequenas melodias que se seguem e se encadeiam entre si, o que dá um belo resultado, mas se uma dessas melodias sem instrumento algum chegar a seu espírito, é ainda melhor e devereis ficar ainda mais satisfeitos. É ai que o sentido interior da tonalidade deve ser despertado em você. Os dedos devem executar apenas o que sua memória concebeu.

ü Se começais a compor, meditar, combinar, organizar idéias musicais em sua cabeça, não passe esta obra imediatamente para o piano antes de fixá-la em sua memória. Se a música surge de seu interior, se você consegue sentir, então o mesmo vai acontecer com os outros.

ü Se o céu vos proveu de uma imaginação ativa, permanecereis durante horas solitárias sobre sua música ou sobre seu instrumento, como se vocês se enfeitiçassem; vocês respirarão e exalarão sua alma nas harmonias celestes e se sentirão, talvez, um tanto misteriosos, saindo de um círculo mágico que o domínio da harmonia vos será mais conhecido. Serão as horas mais felizes de sua vida. Cuidado para não se envolver de tal forma que essas forças e seu tempo não seja dedicado a fantasmas, por assim dizer. É somente pelo sinal preciso e uma escrita pronunciada que chegareis a dominar a forma e a desenvolver corretamente suas idéias. Quanto mais você escrever, menos improvisará.

ü Adquira conhecimentos necessários para dirigir uma orquestra. Observai sempre os melhores regentes e pense em dirigir uma orquestra a partir de sua mente, assim podereis ter a conta correta de suas intenções e assim sabereis entender o que está acontecendo.

ü Não negligencie o estudo da vida, assim como as outras artes e ciências.

ü As leis da moral também regem a arte.

ü Sua escalada será sempre mais alta, na medida de seu trabalho e perseverança.

ü Com uma libra de ferro (medida de peso) podemos fabricar milhares de molas de relógio. O valor dessas peças é mil vezes mais caro que a peça de ferro que originou as molas. Empregai o fruto dessa libra que vós recebestes do céu.

ü Nada grande acontece na arte se não houver entusiasmo.

ü A arte não traz riqueza. Sejam nobres artistas e o restante vos será dado durante todo o caminho.

ü Vós somente compreendereis o espírito, quando forem mestres da forma.

ü Somente um gênio pode compreender outro gênio.

ü Alguém disse: o bom músico deveria poder, na primeira audição de uma obra orquestral, salvo algumas dificuldades da obra, ver de alguma forma a partitura diante de seus olhos espirituais. É a maior perfeição que pudemos imaginar.

ü Nunca paramos de aprender.

Extraido do Album Für Die Jugend Kinderszenen de Robert Schumann

Alguém disse: o músico ruim é o que ouve o que foi tocado; o músico regular ouve o que está sendo tocado; e o bom músico ouve o que ainda vai ser tocado.

1 comentário:

Helena Piccazio disse...

Ola! Voce sabe de quem e a traducao?

Obrigada, Helena.