segunda-feira, maio 21, 2007

UM DESABAFO

Continuo minha observação com relação à atividade artística e cultural no Brasil. Por quê eu insisto nisso? O que podemos esperar de nossa cultura, de nossos artistas? Já pensou nisso? Pois é, eu me pergunto isso a cada dia. Onde estão nossos melhores músicos, nossos melhores artistas? Por quê quando vou a um teatro no Brasil eu não os encontro e quando vou a um teatro na Alemanha, França, Inglaterra, EUA, eu encontro um monte de brasileiros tocando, cantando, regendo, dançando?
Infelizmente, muitos de nós não tivemos oportunidade de seguir uma carreia internacional, outros como eu, hoje não sei o por quê fiz isso, tinha uma carreira internacional em ascensão e por patriotismo ou burrice retornei ao Brasil para dar minha contribuição para o desenvolvimento de nosso povo, através de meu trabalho, mas o que recebi? Quando cheguei fui tratado a “pães de ló”, depois que se acostumaram comigo, logo acharam outros que estavam chegando de algum lugar e que logo foram substituídos por outros a assim por diante. O que acontece?
Não posso me distanciar de meus objetivos sem enfocar pelo prisma de um “tour” político. Acho que há uma pergunta que não pode calar: Onde está nosso governo? Muda partido, muda governante, mudam deputados, vereadores e senadores, governantes em geral. Promessas existem às toneladas antes e durante e depois das eleições onde estão as respostas a essas promessas? Nosso governo, cada dia está pior, aumenta nossa contribuição “involuntária” nos impostos - operação tapa rombos - pra quê? O que nossos governantes estão fazendo? Onde está meu, seu, nosso, vosso dinheiro? Sem terra, sem teto e os sem arte onde ficam? Onde estão nossas escolas, nossas universidades, nossos hospitais, postos de saúde, nosso INSS, nosso SFH, nossas estradas, nossas cidades, nossa cultura espontânea, nossa cultura chamada “erudita”, onde está o povo? Caramba eu só tenho perguntas e não acho respostas. Eu não sou um alienado político, estudo política, gosto de política e por incrível que possa parecer, tenho alergia a políticos, ou pior ainda, cada dia que passa odeio mais os políticos. Mas infelizmente temos “que engolir esta raça”.
A arte é reflexo de todas essas dúvidas, é o reflexo de um povo. Nossa cultura é o Axé “bundas e pernas gostosas”, é o hip rock? Acho que tudo isso mas é muito mais que isso, onde está o resto? Onde está nossa televisão, que tem por objetivo educar, divertir, informar?
O pouco que temos é sufocado por quem deveria incentivar, no mínimo. Se não vejam: nossas universidades estão cada dia mais sucateadas, nossas orquestras estão pedindo socorro, nossos corais oficiais estão morrendo, nossos músicos tem de conseguir outros trabalhos, e o que é pior fora da área de música para poder sobreviver, não é nem para ficar mais ou menos ricos é só para sobreviver, e mais, nossos governos tentam se livrar desses grupos profissionais ligados á arte, porque dão muito trabalho, trazem muitos problemas!
Que problemas são esses? Fazer o artista trabalhar de segunda a segunda sem descanso porque tem de atender a um capricho de alguém. Falta de respeito ao nosso artista. A época do músico escravo já acabou. E tem mais. Vou mencionar outros fatos sem nomear “os bois”; um ballet vai dançar nas cataratas, debaixo de um spray provocado pelas quedas de água, molha todo o linóleo, e o que acontece? Os bailarinos começam a escorregar e a cair em pleno espetáculo. Dramático, mas tem alguém interessado em ver o Ballet dançar tendo como pano de fundo as cataratas, alguém duvida do cenário? Claro que não, mas dançar naquelas condições só para aparecer na TV Globo, a emissora estava transmitindo ao vivo para o Fantástico - deu para entender? É ridículo, mas não para aí, poderia mencionar ínfimos casos envolvendo artistas e grupos profissionais oficiais. Você que está lendo deve saber de algum fato. È justo isso? Eu espero que um dia o Brasil veja a cultura com bons olhos, tenha um ministro que saiba das necessidades do artista, músico, cantos, bailarino, cinema, atores e os demais artistas que lutam para manter a sua arte viva. Por quê o governo não administra nosso dinheiro em benefício do povo que contribui? Isso inclui as políticas culturais que eles nunca tem. Veja o plano de governo: onde está a cultura? Pode procurar que você acha em algum lugar, uma linha, ou algumas palavras se tanto, que menciona alguma coisa relativo a cultura, não sei bem..
Eu não sou político, sou um artista e desejo ver nossa arte progredir e crescer. Não me importa se a minha arte é influenciada pela arte européia, essa é também a nossa música e acho que ela deve ser preservada, cultuada e desenvolvida, paralelamente ás manifestações artísticas populares. Cada qual tem seu papel no desenvolvimento intelectual de um povo.
A cada dia temos mais jovens amando a arte, buscando todo o tipo de manifestações artísticas, como música, teatro, ballet, arte popular, raizes. Temos mais jovens estudando arte.
Vejo que o empresariado brasileiro só se preocupa em patrocinar os globais, a imprensa só valoriza quem é global ou importados. De quem é a culpa? Só para demonstrar um pouco. Quando a orquestra local se apresenta, o teatro cobra R$ 10,00 de ingresso para assistir ao concerto. O povo reclama dos R$ 10,00, porque é muito caro e vem pedir convites, mas não se importa de pagar por espetáculo de um artista americano a bagatela de R$ 170,00 por um ingresso, surpreso? é isso mesmo, e o pior, o teatro estava lotado e houve briga para adquirir ingressos no cambio negro. É justo isso? Nosso trabalho, anos de estudo e dedicação individual, horas e dias sem fim de ensaio, empenho pessoal e coletivo, salários baixos, falta de reconhecimento e valorização e etc, etc, etc, somando tudo isso, não vale nada?
Desculpe o desabafo, mas não consigo ficar calado, vejo as instituições culturais no Brasil, em todos os níveis, sendo sucateadas e extintas. Isso me entristece, mas por outro lado vejo uma nova geração despontando e tentando modificar as coisas ruins. Eu ainda gostaria de ver o Brasil melhor.
publicado em meu site: www.martinezemanuel.mus.br

1 comentário:

Anónimo disse...

Prezado Emanuel,
Sou professor universitário e musico amador e tenho acompanhado o seu trabalho (artigos, livro sobre regência, blog, videos do coral).
Realmente é uma pena que um país tão rico em cultura popular seja, ao mesmo tempo, tão pobre culturalmente! Espero que isso melhore com a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas (cadê os professores?).
Um forte abraço, e continue na luta, sem esmorecer!

Ricardo Emílio Quevedo,
Universidade Federal do Ceará